22 novembro 2007

O TEU RISO



Tira-me o pão, se quiseres,
tira-me o ar, mas não
me tires o teu riso.
Não me tires a rosa,
a lança que desfolhas,
a água que de súbito
brota da tua alegria,
a repentina onda
de prata
que em ti nasce.
A minha luta é dura e regresso
com os olhos cansados
às vezes por ver
que a terra não muda,
mas ao entrar o teu riso
sobe ao céu a procurar-me
e abre-me todas
as portas da vida.
Meu amor, nos momentos
mais escuros solta
o teu riso e se de súbito
vires que o meu sangue mancha
as pedras da rua, ri,
porque o teu riso
será para as minhas mãos
como uma espada fresca.
À beira do mar, no outono,
o teu riso deve erguer
a sua cascata de espuma,
e na primavera, amor,

quero o teu riso como
a flor que esperava,
a flor azul, a rosa
da minha pátria sonora.
Ri-te da noite,
do dia, da lua,
ri-te das ruas
tortas da ilha,
ri-te deste grosseiro
rapaz que te ama,
mas quando abro
os olhos e os fecho,
quando os meus passos vão,
quando voltam os meus passos,
nega-me o pão, o ar,
a luz, a primavera,
mas nunca o teu riso,
porque então morreria.



Pablo Neruda

7 comentários:

Dalaila disse...

Mudanças......


risos nerudianos... nunca nos tirem


este canto está mais risonho.
a qualidade mantém-se....

Amigo, parabéns.

Anónimo disse...

Haja sempre Pão para partilhar
Que o Ar agite a Rosa
E a Lança converta a Água em Alegria
Porque na Vida... na vida aqueço o Meu Sangue
Ri! Como Cascata de Espuma na Primavera
Jardins em Flor..Uma Flor Azul, uma Rosa.
Seja Noite ou Dia, há-de sempre brilhar a Lua..
E no Ar a Luz fará com que seja sempre Primavera.
Há-de haver sempre riso e pózinhos de perlimpimpim

Luis Beirão disse...

Dal,
Umas vezes ri-se, outras vezes chora-se. E depois, tantas outras vezes, chora-se como forma de rir, e ri-se como forma de chorar....

Luis Beirão disse...

Pozinhos de perlimpim...
Isso, começa a ser muito, tanto, cada vez mais raro... preciosos, como diamantes...

Claudia Sousa Dias disse...

lindo, lindo lindo...

já sabes que é o meu preferido!

:-)


Neruda, sempre!



CSD

Anónimo disse...

Este espaço está muito bom. E também acho que anda por aí um beirão que precisa de pôr cá fora mais vezes a poesia que traz dentro do coração! - RAFAEL TORMENTA

Luis Beirão disse...

Rafael,
Como sempre, eis que apareces vindo do nada a colocar o dedo na ferida. Gracias, amigo.


Contador Grátis Visitas desde 15/01/11