30 agosto 2009

MENINO QUE VAIS NA RUA


Menino que vais na rua,
não cantes nem chores: berra!
Cospe no céu e na lua
e aprende a pisar a terra.
Aprende a pisar o Mundo.
Deixa a lua aos violinos
dos olhos dos vagabundos
e dos poetas caninos.
Aprende a pisar a vida.
Deixa a lua às costureiras
- pobre moeda caída
de quem não tem algibeiras.
Aprende a pisar no chão
o silêncio do luar
sem sentir no coração
outras pedras a gritar.
Pisa a lua sem remorsos,
estatelada no solo...
Não hesites! Quebra os ossos
dessa criança de colo.
Pisa-a, frio, com coragem,
sem olhos de serenata:
que isso que vês na paisagem
não é ouro nem é prata.
Menino que vais na rua,
não chores, nem cantes: berra!
ou, então, salta p'rá lua
e mija de lá na terra.



José Gomes Ferreira


Fotografia: Harrison Keely (Cleveland, E.U.A.)

8 comentários:

Claudia Sousa Dias disse...

forte.


csd

Luis Beirão disse...

Bastante, Claúdia!
É típico do Gomes Ferreira ;-)

Anónimo disse...

José Gomes Ferreira era a minha paixão poética dos 15 anos. A sua raiva encaixava bem com a minha revolta da adolescência.
Aqui vai um dos que li nessa altura:

(À infalível prostituta, a um canto)
'Se eu quisesse, tornava-te humana.
Fazia-te chorar
as lágrimas que trago em mim.

E beijava-te na boca
a menina que ainda existe
no fundo dos teus olhos.

Mas não quero.

Prefiro ver no teu corpo
o desenho da minha indiferença.
E sentir-te na pele
tudo o que há de vil na mnh'alma
- e já não cabe em mim.'
In Cabaré, 1933

Beijos
Luísa

Claudia Sousa Dias disse...

uma flor do mal...na poética lusa.

e ainda bem...!


csd

Anónimo disse...

Boa expressão Claudia! De qualquer forma convém nunca perderemos uma certa dose de revolta, de insubmissão.
Luisa

Luis Beirão disse...

Luísa/ Claúdia,

É bem verdade que o realismo do Gomes Ferreira possui revolta e desencanto qb, e também um apelo a uma nova atitude perante a vida e perante as coisas - uma atitude de luta, de não à imobilismo, e de revolta.

Sobre o poema que deixaste Luísa, não deixa de ser curioso: ainda há tempos me lembrava de um poema que tenho "A alma das putas" e que aqui há tempos experimentei com a famosa "Geni" da ópera do Malandro.

Coincidências.

Bjs,
Luis

gabi disse...

E se "berrarmos" todos juntos, concerteza será melhor!
beijinho

Luis Beirão disse...

Gabi,

(quase) Tudo, juntos, é sempre melhor!

Bjs


Contador Grátis Visitas desde 15/01/11