26 março 2008

DESLUMBRAMENTOS

Milady, é perigoso contemplá-la,
Quando passa aromática e normal,
Com seu tipo tão nobre e tão de sala,
Com seus gestos de neve e de metal.


Sem que nisso a desgoste ou desenfade,
Quantas vezes, seguindo-lhe as passadas,
Eu vejo-a, com real solenidade,
Ir impondo toilettes complicadas!…


Em si tudo me atrai como um tesoiro:
O seu ar pensativo e senhoril,
A sua voz que tem um timbre de oiro
E o seu nevado e lúcido perfil!


Ah! Como me estonteia e me fascina…
E é, na graça distinta do seu porte,
Como a Moda supérflua e feminina,
E tão alta e serena como a Morte!…


Eu ontem encontrei-a, quando vinha,
Britânica, e fazendo-me assombrar;
Grande dama fatal, sempre sozinha,
E com firmeza e música no andar!


O seu olhar possui, num jogo ardente,
Um arcanjo e um demónio a iluminá-lo;
Como um florete, fere agudamente,
E afaga como o pêlo dum regalo!


Pois bem. Conserve o gelo por esposo,
E mostre, se eu beijar-lhe as brancas mãos,
O modo diplomático e orgulhoso
Que Ana de Áustria mostrava aos cortesãos.


E enfim prossiga altiva como a Fama,
Sem sorrisos, dramática, cortante;
Que eu procuro fundir na minha chama
Seu ermo coração, como a um brilhante.


Mas cuidado, milady, não se afoite,
Que hão-de acabar os bárbaros reais;
E os povos humilhados, pela noite,
Para a vingança aguçam os punhais.


E um dia, ó flor do Luxo, nas estradas,
Sob o cetim do Azul e as andorinhas,
Eu hei-de ver errar, alucinadas,
E arrastando farrapos - as rainhas!



Cesário Verde

Nota: Desta vez, um poema ligeirinho... ou não.
Cesário Verde tinha este dom, para de forma aparentemente ligeira, cómica muitas vezes, inclusivé satirizando-se a si mesmo, abordar de forma irónica e corrosiva certas questões.

16 comentários:

cláudia pinho disse...

Meu querido, que bonita escolha...
Obrigado pela rica fatia de tempo que me proporcionaste.
Apetecia-me mesmo esta gravidade tão sincera.
De lamber os dedos!

Luis Beirão disse...

Olá Cláudia,

Delicioso mesmo é poder contar com a tua presença por aqui de quano em vez!
Cesário tem um estilo muito particular, pelo que é sempre (digo eu) uma boa escolha.

Ana Ferreira disse...

Numa primeira leitura mantenho a frase "nos seus gestos de neve e de metal". Muitas vezes somos assim mesmo ora meigos e compreensivos ora àsperos e duros.. É assim o ser humano... Gosto particularmente da imagem...
E como estás?
Melhor?
Espero que sim
Um beijinho grande!

Luis Beirão disse...

Olá Ana,

No caso da "milady" do poema, não me parece que ela, pelo menos aos olhos do poeta, oscilasse. Segundo a visão do poeta, ela era mesmo gélida e insensível a tempo inteiro.

Ana Ferreira disse...

Nesta segunda fase comento a escolha da música!!
Está muito interessante, mas diz-me qual o motivo da sua escolha, o teu motivo!
Beijo

Luis Beirão disse...

Ana,

Digamos que apeteceu... A música a que aludes é uma junção do "Sparkling diamonds" com a "Material girl" da Madonna, de modo que pouco mais haveria a acrecentar.
Agora, quanto a motivos mais particulares, obviamente não vamos por aí. Gosto que isto seja sobretudo um espaço de poesia, e mesmo que foque a vida das pessoas nalgum aspecto, seria bom não particularizarmos em demasia, sob pena de começarmos a enveredar por caminhos mais vulgares. Imagina o que seria se o Cesário em vez de "Milady" tivesse colocado o nome da dita senhora - perderia todo o élan.

Bjs

Ana Ferreira disse...

Bom, eu não queria de forma nenhuma que me particularizasses a ponto de revelares nomes ou situações! Expressei-me mal, talvez! Achei interessante a escolha e perguntei o porquê, reforcei o facto de querer saber porquê a tua opção, mas não queria saber mais do que devo.. quem sou eu para andar para ai a querer "tirar nabos da púcara"! Não gosto disso!
E tens razão! Se ele revelasse o nome.. não tinha o mesmo glamour!!
Beijocas

Luis Beirão disse...

Ana,

Certo, estamos de acordo então.
De resto, sempre achei muito interessante este "Deslumbramentos".

Dalaila disse...

e tu tens o dom de partilha-lo.

Luis Beirão disse...

Olá Dal,

Faço somente em muitas situações da minha vida aquilo que o gosto pelas coisas me compele a fazer. Na poesia, como na arte em geral, sem partilha, em maior ou menor grau, deixa de existir sentido (digo eu).

Bjs

Anónimo disse...

Olá Luís,
Como está? Espero que bem!
Não puderia deixar de o fazer!!!
MILADY!é um DESLUMBRAMENTO!
E, tendo tido o privilégio de o ter ouvido recitado por si! Impossível esquecer!
Tudo de Bom para si!
MCéu

Luis Beirão disse...

Olá Maria do Céu,

Folgo em ver que ainda se recorda dessa já distante noite. E fico contente que, de quando em vez, ainda passe por aqui. Espero continuar a merecer a sua visita.

Tudo de bom!

Claudia Sousa Dias disse...

Gostei desta milady de gelo..aquerle ar de mulher fatal....

Hummmmmm...!



CSD

Claudia Sousa Dias disse...

Além do mais tem aquele ar de perfeita louva-a-deus,aquele animalzinho por quem o macho se sente IRREMEDIAVELMENTE atrído apesar de saber que a porte o espera no fundo do poço onde quer mergulhar...(eheheh...). Estou a lembrar-me da personagem interpretada pela Soraia Chaves em Call Girl... coitado do Nicolau Breyner...

;-)))

CSD

Claudia Sousa Dias disse...

Errata:

Deve ler-se "atraído" onde está "atrido" e "morte" onde se lê "porte"!

Isto das pressas...


CSD

Luis Beirão disse...

Cláudia,

Como não podia deixar de ser... a tua mente remete para cinema, eh eh. De resto, digamos que a Soraia Chaves poderia ter inspirado algo menos... gélido, eh eh, se fosse contemporânea do Cesário (desgraçado do Cesário, nesse caso).


Contador Grátis Visitas desde 15/01/11