14 maio 2008

O VENTO NA ILHA


O vento é um cavalo:
ouve como ele corre
pelo mar, pelo céu.

Quer levar-me: escuta
como percorre o mundo
para levar-me para longe.

Esconde-me em teus braços
por esta noite apenas,
enquanto a chuva abre
contra o mar e contra a terra
a sua boca inumerável.

Escuta como o vento
me chama galopando
para levar-me para longe.

Com tua fronte na minha
e na minha a tua boca,
atados os nossos corpos
ao amor que nos abrasa,
deixa que o vento passe
sem que possa levar-me.

Deixa que o vento corra
coroado de espuma,
que me chame e procure
galopando na sombra,
enquanto eu, submerso
sob os teus grandes olhos
por esta noite apenas
descansarei, meu amor.


Pablo Neruda
Fotografia: April Bell, Bucareste (Roménia)

13 comentários:

Ana Ferreira disse...

Lindo poema, lindo olhar...
Continua!
Beijocas

cláudia pinho disse...

É nestas alturas que compreendo o Bonga(!): "Tenho uma lágrima no canto do Olho"...
Poema bonito, sim senhor.

Beijinho, Luis.

lc disse...

Um embalo entrelaçado de afectos...

Muito bonito!

Dalaila disse...

que lindos são os olhos do vento

Luis Beirão disse...

Ana,

O poema é lindíssimo, e merecia um olhar a condizer. Infelizmente, não sei de quem é o olhar, apenas quem o fotografou ;-).

Bjs

Luis Beirão disse...

Olá Cláudia,

Não me digas que se ouve Bonga em Paris, eh eh.
Mas sim, o poema é lindo. De resto, sei também muito bem o quanto aprecias Neruda.

Bjs

Luis Beirão disse...

Laura,

É mesmo um embalo de afectos... mas gosto mesmo é da última parte: vem à cabeça a imagem violenta da tempestade, do vento, da chuva, e o poeta (sumerso no olhar) consegue, pelo menos naquela noite, fugir à volência e descansar...

Bjs

Luis Beirão disse...

Olá Dal

Já vi que também tu ficaste fascinada pela imagem escolhida. Mas é como digo: ela não faz mais senão acompanhar a beleza imensa do poema, na qual (a meu ver)se contrapõem a agitação e a serenidade.

Bjs

Claudia Sousa Dias disse...

Belo...tanto como o verde de uns olhos que poderiam ser romenos...

Imagino como será em castelhano...


CSD

Luis Beirão disse...

Sim, Cláudia...
A ideia é linda..."sob os teus grandes olhos" (por esta noiet apenas) "poderei enfim descansar".
Confesso que realmente desta vez não coloquei (lapso) a versão castelhana, e seria de facto bom compará-las.

Bjs

Betânia disse...

Hum! Até apetece fazer um desafio...

Anónimo disse...

Muito bonito luís.


ana

Luis Beirão disse...

É, sem dúvida!
Gosto muito mesmo deste poema.

Bjs


Contador Grátis Visitas desde 15/01/11