22 fevereiro 2008

O TEJO É MAIS BELO...


O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,
Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia

Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia.

O Tejo tem grandes navios
E navega nele ainda,
Para aqueles que vêem em tudo o que lá não está,
A memória das naus.

O Tejo desce de Espanha
E o Tejo entra no mar em Portugal.
Toda a gente sabe isso.
Mas poucos sabem qual é o rio da minha aldeia
E para onde ele vai
E donde ele vem.
E por isso porque pertence a menos gente,
É mais livre e maior o rio da minha aldeia.

Pelo Tejo vai-se para o Mundo.
Para além do Tejo há a América
E a fortuna daqueles que a encontram.
Ninguém nunca pensou no que há para além
Do rio da minha aldeia.

O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.



Alberto Caeiro

Nota: É caso para dizer, no seguimento deste poema belíssimo, que ainda bem. Ainda bem que (ainda, por enquanto) há rios de aldeias que não fazem pensar em nada. Ainda bem que há rios mais livres e maiores, sendo mais pequenos.

5 comentários:

Ana Ferreira disse...

Olá Luís,
Espero que tudo corra bem, ainda que andemos um pouco desencontrados... :-(
Este poema sempre me fascinou, pela sua ligação à Natureza!
E, é na simplicidade os rios das "nossas" aldeias que crescemos e nos libertamos enquanto pessoas!
Ainda bem que há rios grandes, livres e, muitas vezes, bem perto de nós!
Beijos

Luis Beirão disse...

Embora raros, ainda vai havendo. Sobretudo, ainda vão existindo coisas, paisagens, livros, espaços, e momentos que podemos chamar de "nossos", sem corrermos o risco de serem mais uns entre os vários massificados.

Bjs

Ana Ferreira disse...

Sim,
sem dúvida que vale a pena termos algo a que podemos chamar "nosso" e um rio é sinónimo de vida!
Vida que preenche e nos faz acreditar que é bom caminhar nesta dimensão!
E um rio, por mais pequeno que seja, vai sempre crescendo... Crescendo até a uma imensidão!... Assim pode acontecer com as pessoas...
Podem ser pequenas, por si próprias, mas juntas podem ter uma força e dimensão incrível!
Beijocas

Dalaila disse...

eu gosto mais do DOURO....

beijinhos

Luis Beirão disse...

Já sabia que corria o risco de alguém me dizer isso Dal, eh eh.
Em todo o caso, como sabes, não é só de rios que se fala aqui.

Bjs, Luis


Contador Grátis Visitas desde 15/01/11